Friday, January 16, 2015

Meu texto publicado no blog do meu amigo Manuel de Araujo

São 7.15, dou um beijo de despedida ao meu querido filho que insiste que devo ficar com ele por mais um tempo, apetece me mesmo ficar em casa com o puto, mas Job não entende isso. Reúno coragem, despeço do puto que desata a chorar, mesmo assim tenho que ir...entro no carro ligo radio, por sinal era a BBC no ar, escuto algumas notícias, não entendo nada (ainda penso no puto) mas insisto em continuar a ouvir esse canal. Era a voz o meu amigo Eleutério Guevane, que viro Leo, continuei a ouvir só para matar saudades da voz dele...Depois  começa a lição de inglês, mudo de canal para a RM. Já estava na habitual bicha para atravessar a ponte Samora Machel, sobre o rio Zambeze na cidade de Tete. O cronista Arune Valy, cantava a crónica dele sobre a cidade da Beira, mistura de frases com muito lixo e mau cheiro a mistura, enfim a crónica não tinha mínima piada parecia forçada, mas resisti ate ao fim...e no fim o Emílio Manhique anuncia que o Café da Manha seria servido a partir da Beira...fiquei satisfeito.

Continuava a espera da minha vez para atravessar, enquanto isso me deliciava com o Café. O moderador faz uma interessante resenha histórica da cidade da Beira...e depois introduz uma selecção de preocupações do cidadãos da cidade da Beira...o café estava nice, mas o moderador se tinha esquecido de informar os números de telefone através dos quais os ouvinte iriam participar, o Manhique não se fez de rogado e lembrou ao moderador... O Manhique só se lembrou desse detalhe porque o espertalhão do Gabriel Mufundisse conseguiu furar, acho que o Mufundisse participa em todos os programa interactivos do pais e tem contactos que lhe facilitam o acesso.

Quando o Mufundisse entrou em linha já estava eu no meio da ponte, normalmente quando atravesso a ponte, não me permito aborrecimentos, a brisa da ponte é muito agradavel... mas o Mufundisse conseguiu... ligou para aconselhar ao Daviz Simango para não concorrer as presidenciais. ..sobre a Beira, nem uma palavra...pensei, será que o Mufundisse é cidadão ou é apenas pessoa, ou simplesmente não tinha assunto...pouco depois liga o Vitorino Mazuze, este até felicitou a Beira, mas imediatamente acusou ao Daviz de abandonar aos citadinos e até de ser ambicioso... embrulhei- o e coloquei-o no mesmo saco onde antes tinha colocado o Gabriel Mufundisse, so não mudei de canal porque ainda tinha esperança de que isso iria passar. Pensei cá para mim, há pessoas que de tanto ligarem para as rádios começam e a repetir as opiniões em relação a todos os assuntos. São pessoas que logo que se anuncia o nome ja sabemos o que vão dizer. Isto ja está a fartar e a sua voz já começa a fazer mudar de canal...Pensei que tudo tinha acabado, mas não, liga um outro individuo cujo nome não registei e desata a insultar aos primeiros acusando os de terem opiniões encomendadas. Quer dizer aqui as pessoas não podem ter opiniões...um posicionamento significa encomenda ou Peixe com legumes.

Tenho direito de na radio publica ouvir outros assuntos para alem de politica, partidos, eleições...mas ha grupos que não permitem que isso aconteça porque imediatamente acusam e ou atacam sob ponto de vista politico...Os espaço para debate publico estão a ser tomados por pequenos grupos que...desta vez porque ainda tenho essa liberdade... desliguei radio e ligue um CD, era musica 13 musica "Dadinha yo, Dadinha Tombi, wa mbilu yanga" de falecido Macuacua.

A esta velha, digana e respeitosa cidade da Beira os meus parabens!

No comments: