Wednesday, November 26, 2008

COMEÇA AGORA A ERA PÓS-RACIAL

Arão Dava

Começa agora a era pós-racial?A vitória de Obama deve ser percebida como um sinal, um marco histórico de que realmente é possivel o sonho de Martin Luther King. Naõ significa isto dizer que a partir de 4 de Novembro brancos e pretos serão iguais, e que a discrminação racial acabou, mas significa uma clara demostração de que os pretos tem as mesmas ocapacidades que os brancos.O que mais me marcou no discurso de Obama foi a afirmação de que a sua vitória ..." É a resposta de jovens e idosos, ricos e pobres, democratas e republicanos, negros, brancos, hispânicos, asiáticos, índios, gays, heterossexuais, deficientes e não-deficientes. Americanos que enviaram uma mensagem ao mundo de que nós nunca fomos somente uma coleção de indivíduos ou uma coleção de Estados vermelhos e azuis. Nós somos, e sempre seremos, os Estados Unidos da América."- Obama 4.11.2008.Esta era uma resposta ao sonho de Martin Luther king em 1963, ..."Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.(. ..)E quando isto acontecer, quando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho spiritual negro:"Livre afinal, livre afinal." Martin Luther King 28/08/1963.Confesso que ao ouvir o discursos de Obama também me emocionei. Aconteça o que acontecer, Obama escreveu o nome na história.Agora vamos gerir as expectativas. Agora começa o trabalho.Obama herda um pais na pior situação dos últimos 70 anos, um pais envolvidos em guerras e conflitos diplomáticos prestes a explodir.O meu sonho é que qualquer fracasso de Obama não seja percebido como prova da incapacidade dos negros.O meu sonho é que Obama prove ao mundo que o negro também pode governar.O meu sonho é que a governação de Obama desvitue a teoria de que os governantes africano são prova de incapacidade de incapacidade rácica de governar.Para quem não teve acesso junto estão os discursos Obama e de Martin L. King - encontro neles uma perfeita harmonia.Estes discursos transcendem o racismo e navegam no conceito humanismo. Yes we can

No comments: